Banner sindicalizacao 2023

Notícias
Publicado em Segunda, 18 Dezembro 2023 16:08
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A EBC enfim, depois de quase 2 anos de sentença judicial, anunciou a realização da pesquisa de Clima Organizacional. Tal pesquisa é fruto da decisão judicial 0000760-55.2018.5.10.0020, do Ministério Público do Trabalho, em que o o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal é parte.

Convocamos os trabalhadores da EBC a participarem da pesquisa, apesar de não sabermos seu escopo, já que a direção da empresa continua a evitar discutir o assédio moral com os representantes dos empregados. Segundo a EBC, a pesquisa irá de 18 de dezembro a 28 de janeiro.

Infelizmente, nesse primeiro ano de uma nova direção, diversos casos de assédio moral foram denunciados pelas entidades sindicais. Um diretor da SJPDF inclusive foi atacado em plena redação pela então diretora de jornalismo, hoje superintendente. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, outros superintendentes indicados atacam e assediam trabalhadores nas redações.

A EBC até criou um grupo de trabalho para elaborar um campanha sobre assédio, mas se negou a garantir a participação dos sindicatos nesse grupo, em mais uma medida que representou falta de diálogo imposta. Tanto, que até o momento, a EBC continua descumprindo a decisão judicial e não realizando qualquer campanha contra assédio moral.

Em maio, em audiência com o MPT, o Sindicato e procuradores do trabalho cobraram inclusive treinamento de gestores para evitar práticas de assédio moral, o que novamente não foi cumprido. A EBC sequer contratou uma empresa externa para colher denúncias recorrentes de assédio e nem acompanhou os trabalhadores que se afastaram do trabalho pelas práticas assediosas, situações previstas na decisão judicial.

Ou seja, das 11 obrigações determinadas pela justiça, a EBC só cumpriu uma, mais de 21 meses depois da decisão. Até a divulgação da sentença não foi feita conforme a decisão.

Continuamos a incentivar que os trabalhadores assediados busquem a respectiva reparação e que procure seu sindicato sempre que for assediado.

Saiba mais:
http://www.sjpdf.org.br/noticias-teste/4598-sjpdf-e-mpt-cobram-acoes-da-ebc-contra-assedio-moral
http://www.sjpdf.org.br/noticias-teste/4594-diretora-de-jornalismo-da-ebc-ataca-dirigente-do-sjpdf-em-plena-redacao
https://www.sjpdf.org.br/noticias-teste/52-em-destaque/4645-carta-publica-ebc-continua-a-permitir-posturas-autoritarias-e-perseguicoes

 

Receber notícias

Acesse o Site