|
Notícias
Publicado em Quinta, 06 Fevereiro 2014 18:07
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) vem a público manifestar seu repúdio contra as violações de direitos humanos e ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros cometidas pela âncora Rachel Sheherazade, durante o Jornal do SBT.

Não foi apenas uma vez que a jornalista se manifestou de maneira preconceituosa e desrespeitosa perante fatos noticiados no jornal em que é âncora. Recentemente, no programa de 04/02/2014, Sheherazade proferiu comentários que violam claramente os Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e que fazem apologia à violência. Sheherazade afirmou achar que “num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível”. Ela se referia ao grupo de rapazes que, em 31/01/2014, prendeu um adolescente acusado de furto e, após acorrentá-lo a um poste, espancou-o, filmou-o e divulgou as imagens na internet.

É importante reforçar que canais de rádio e televisão não são propriedades privadas, mas concessões públicas. Nesse sentido, eles possuem, acima de tudo, compromisso com os direitos humanos e com a cidadania. Ao mesmo tempo, o profissional jornalista tem que ter uma postura ética perante episódios como esse, compreendendo seu importante papel na construção da cidadania e de uma sociedade efetivamente democrática. Não podem incitar a violência e qualquer tipo de preconceito, seja de cor, classe social, gênero, religião e orientação sexual.

O SJPDF acionará os órgãos competentes, entre os quais o Ministério Público, e a Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas para que identifiquem as responsabilidades neste e em outros casos de violação dos direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que ocorrem de forma rotineira em programas de radiodifusão no nosso país.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF
SJPDF

Academia Brasileira de Letras lança aplicativo para tirar dúvidas de português. http://t.co/swYqq3oBOj
18hreplyretweetfavorite
"Oficina sobre Jornalismo em Conflitos Armados e Outras Situações de Violência" começa hoje, 15/9. http://t.co/ZhQ6qxnfGh
18hreplyretweetfavorite

Acesse o Site