Notícias
Publicado em Quinta, 06 Fevereiro 2014 18:07
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) vem a público manifestar seu repúdio contra as violações de direitos humanos e ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros cometidas pela âncora Rachel Sheherazade, durante o Jornal do SBT.

Não foi apenas uma vez que a jornalista se manifestou de maneira preconceituosa e desrespeitosa perante fatos noticiados no jornal em que é âncora. Recentemente, no programa de 04/02/2014, Sheherazade proferiu comentários que violam claramente os Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e que fazem apologia à violência. Sheherazade afirmou achar que “num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível”. Ela se referia ao grupo de rapazes que, em 31/01/2014, prendeu um adolescente acusado de furto e, após acorrentá-lo a um poste, espancou-o, filmou-o e divulgou as imagens na internet.

É importante reforçar que canais de rádio e televisão não são propriedades privadas, mas concessões públicas. Nesse sentido, eles possuem, acima de tudo, compromisso com os direitos humanos e com a cidadania. Ao mesmo tempo, o profissional jornalista tem que ter uma postura ética perante episódios como esse, compreendendo seu importante papel na construção da cidadania e de uma sociedade efetivamente democrática. Não podem incitar a violência e qualquer tipo de preconceito, seja de cor, classe social, gênero, religião e orientação sexual.

O SJPDF acionará os órgãos competentes, entre os quais o Ministério Público, e a Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas para que identifiquem as responsabilidades neste e em outros casos de violação dos direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que ocorrem de forma rotineira em programas de radiodifusão no nosso país.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF
SJPDF

Receber notícias

Acesse o Site