Notícias
Publicado em Quarta, 23 Abril 2014 18:12
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas do DF convocou assembleia para discutir a negociação da Campanha Salarial 2014. Ela ocorrerá na próxima segunda-feira, 28/4, às 12h30, na sede da entidade (SIG Quadra 2, lotes 420/430/440, Ed. City Offices Jornalista Carlos Castello Branco).

Na ocasião, a categoria analisará a nova proposta dos patrões, que deverá ser apresentada em reunião nesta quinta-feira (25). A negociação salarial deste ano conta com a análise de todas as cláusulas do acordo coletivo – econômicas e sociais. Um dos principais itens da negociação de 2014 é a proposta de reajuste de 11,3% nos salários.  O aumento é resultado do índice da inflação calculado com base no IPCA (5,3%) mais 6% de reposição de perdas (Veja mais informações aqui).

Segundo Jonas Valente, coordenador-geral do SJPDF, é muito importante a participação da categoria na assembleia. "É fundamental a presença dos jornalistas na assembleia, pois será neste momento em que vamos analisar a nova contraproposta patronal e discutir se vamos alterar ou não a proposta dos trabalhadores. E essa decisão deve expressar o sentimento da categoria", afirma. 

Crise dos jornais

Além de discutir a proposta dos patrões, na assembleia serão debatidas as dificuldades financeiras dos veículos Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Há risco de demissões em razão dos péssimos resultados econômicos das duas empresas. O Sindicato quer debater com os trabalhadores desses veículos as estratégias para lidar com essa situação. 

As direções das empresas alegam que 2014 é um ano atípico para os meios impressos por dois motivos: por ser ano de Copa do Mundo, visto que a mídia eletrônica é quem lucra mais; e por ser ano eleitoral, no qual a receita diminui bastante.

Para Wanderlei Pozzembom, os veículos impressos deveriam se programar antes e não repassar o prejuízo para a categoria. “Se os patrões sabem que de quatro em quatro anos terão problemas com receita por conta das eleições porque não se programam antes? Não podemos admitir que essa conta recaia sempre nas cotas do trabalhador”, destaca.

Veja abaixo o edital de convocação.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A coordenação-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca Asssembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 28 de abril de 2014, às 12 horas e 30 minutos em primeira chamada e às 13 horas em segunda chamada com qualquer quórum, com a seguinte pauta:

1) Negociação da Convenção Coletiva de Trabalho dos veículos comerciais 2014

2) Situação financeira dos jornais impressos do DF

3) Outros assuntos

Brasília, 24 de abril de 2014

Jonas Valente

Leonor Costa

Wanderlei Pozzembom

Coordenadores-Gerais

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

Receber notícias

Acesse o Site