O Sindicato dos Jornalistas do DF ajuizou ação contra a empresa Plansul Planejamento e Consultoria para que ela cumpra as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2016 e pague o que é devido aos jornalistas contratados. O SJPDF teve conhecimento, por meio da sua ouvidoria, que a empresa não repassou os valores correspondentes à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para cerca de 30 jornalistas terceirizados pela empresa que atuam no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A assessoria de comunicação do Sindicato tentou conseguir um posicionamento oficial da empresa, mas não obteve retorno.
Essa não é a primeira vez que o Sindicato recebe reclamações sobre o cumprimento da CCT por parte da empresa. No ano passado, a Plansul foi uma das que não pagaram o aumento salarial, que deveria ser feito em até 90 dias após a assinatura da Convenção, sob a alegação de que os repasses não ocorreram por causa da falta de homologação da Convenção.
O Sindicato esclareceu tanto para a Plansul quanto para outras empresas que a CCT tinha vigência a partir da sua assinatura, 18/7, independente de homologação. Inclusive, à época, publicou parecer setor jurídico que foi amplamente divulgado (confira aqui o parecer).
Em dezembro, depois da CCT ser homologada, o Sindicato oficiou a Plansul esclarecendo os benefícios que deveriam ser garantidos aos trabalhadores.
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do DF alerta que os profissionais devem ficar atentos e comunicar o SJPDF em caso de descumprimento da CCT. As denúncias podem ser enviadas pelo site www.sjpdf.org.br/ouvidoria ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
>>> CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DA CONVENÇÃO <<<<<