Notícias
Publicado em Sexta, 13 Março 2015 12:10
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Estão marcados para os dias 13 e 15 de março atos em diversas cidades brasileiras. O Sindicato dos Jornalistas do DF espera que eles transcorram tranquilamente. No entanto, caso isso não ocorra, são necessárias medidas e cuidados para que os profissionais de imprensa possam realizar o seu trabalho com segurança.

O SJPDF já oficiou a Secretaria de Segurança Pública e a Casa Civil do Governo do Distrito Federal, onde está a Secretaria-Adjunta de Comunicação, para que as autoridades orientem as forças policiais a garantir a segurança e respeitar o trabalho dos profissionais imprensa. As redações do DF também foram oficiadas para que adotem medidas como o fornecimento de equipamentos de proteção, a designação de equipes completas e a definição de que o profissional pode se retirar do local caso identifique risco à sua integridade.

A entidade também reivindica o respeito à Notificação Recomendatória do Ministério Público do Trabalho sobre a segurança dos profissionais (veja aqui).

O Sindicato se coloca à disposição dos colegas que estarão na cobertura dos atos e traz abaixo algumas orientações:

1) Só saia com equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao profissional que for fazer cobertura de rua. Só saia à rua se o EPI for fornecido. Caso contrário, denuncie ao Sindicato. O EPI deve conter:

  • Capacete com proteção para nuca;

  • Máscara de gás;

  • Colete à prova de balas;

  • Óculos de proteção;

  • Joelheiras;

  • O capacete e o colete devem ter escrito o grupo sanguíneo;

2) Você pode e deve se retirar do local caso avalie que há risco à sua integridade física e/ou moral; 3) Leve credencial, mas o uso dela visível fica a seu critério, caso avalie que isso pode ou não gerar insegurança;
4) Se você se sentir em situação de risco, afaste-se da manifestação e procure abrigo em locais públicos;
5) Evite andar sozinho, mesmo no fim das manifestações;
6 ) Em caso de agressão por parte de manifestantes, acione imediatamente o SJPDF;
7) Em caso de agressão ou intimidação por parte dos agentes de Segurança, entre em contato imediato com os diretores do SJPDF;

8) Se for detido, reivindique que a revista seja feita na frente de outras pessoas;
9) Se você for profissional de televisão, só saia com equipe completa;

Foto: Fabio Braga/Folhapress

 

Receber notícias

Acesse o Site