Durante esta semana e a próxima, diretores do Sindicato dos Jornalistas visitarão redações e assessorias para divulgar a Campanha de Sindicalização 2014. A intenção é informar os jornalistas sobre as facilidades para se associar à sua entidade de classe (veja abaixo) e sensibilizar a categoria sobre a importância da sindicalização.
Um funcionário do sindicato também passará um a dois dias nas maiores redações para receber a documentação de quem quiser se sindicalizar (ver abaixo) ou os pagamentos de quem desejar se regularizar. Também é possível pedir a ida do motoboy do Sindicato para recolher a documentação.
Facilidades
Para novos sindicalizados:
- Descontos de 15% na anualidade à vista ou em pagamento programado no cartão;
- Desconto de 10% na semestralidade à vista ou em pagamento programado no cartão.
Para associados que estão inadimplentes:
- Regularização com o pagamento de 4 parcelas, sendo 2 para quitar a dívida, 1 relativa ao mês da sindicalização e 1 relativa ao mês seguinte (a cobrança demora um mês para voltar a ser feita).
Participe
A entidade também convida os jornalistas sindicalizados à participação na campanha. Os interessados poderão enviar os depoimentos com fotos para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Os profissionais deverão responder a seguinte pergunta: qual é a importância da sindicalização? O avatar da iniciativa também pode ser utilizados pela categoria em suas redes sociais. Baixe aqui
O que é preciso para se sindicalizar:
- Formulário de dados pessoais preenchido. Baixe aqui
- Escolher a forma de pagamento (cartão, boleto, débito em conta ou desconto em folha)
- Cópia de RG, CPF, Carteira de Trabalho (onde consta o registro) e diploma.
Conquistas
Ao longo dos últimos anos, o Sindicato dos Jornalistas do DF promoveu diversas ações em defesa dos direitos da categoria. Um exemplo foi a construção da greve dos empregados da EBC, no ano passado. Outras conquistas foram a unificação do piso dos jornalistas das redações comerciais, a regularização da situação trabalhistas dos profissionais do Jornal de Brasília e a garantia das cinco horas em órgãos do governo federal.