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O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF realizará na próxima terça-feira, 9/9, uma roda de conversa sobre a realidade do trabalho em assessoria de imprensa. O objetivo é interagir com os profissionais que atuam nesses locais de trabalho, trocar experiências e identificar problemas que precisam de uma atuação mais forte do SJPDF. A iniciativa faz parte da campanha "Assessor de Imprensa é Jornalista", lançada no mês de agosto pelo Sindicato. 

panfleto roda de conversa verticalJornalistas que atuam em diferentes segmentos da assessoria foram convidados para trazer seus relatos. Reginaldo Marcos Aguiar, do Incra, abordará sua experiência em uma autarquia (órgão da administração indireta do Poder Executivo). Leonor Costa irá tratar das peculiaridades da atuação como assessora de um partido político. Renata Maffezoli, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), falará sobre as características da assessoria de um sindicato. Representantes do Instituto Brasileiro de Museus vão falar sobre as especificidades da assessoria no Governo Federal. Quem for à conversa também poderá dar relatos sobre sua experiência profissional.

A roda de conversa será aberta a todos os jornalistas que atuam em assessoria. A intenção é que os profissionais relatem os problemas em relação à garantia dos direitos e apresentem as particularidades da sua atuação dentro da empresa ou órgão.

Segundo Reginaldo Marcos Aguiar, diretor do SJPDF, a discussão será um momento importante para propiciar um dialogo mais direto com os assessores de imprensa. “A assessoria de imprensa é o campo que mais emprega jornalistas no DF e precisamos entender melhor que problemas esses profissionais enfrentam. Por esse motivo, a campanha foi lançada. A roda de conversa será uma oportunidade de conhecer diferentes realidades, visto que cada assessoria tem um contexto. Existem diferenças entre assessor, por exemplo, um partido político e uma entidade da sociedade civil”, afirma.

A Campanha

A campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” tem o objetivo é chamar a atenção dos jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa para o reconhecimento de que eles têm os mesmos direitos daqueles que trabalham nas redações. Também é meta da ação conhecer o ambiente de trabalho dos profissionais, bem como recepcionar demandas e reivindicações dos jornalistas lotados nos órgãos contatados / visitados.

A ideia da campanha é abordar diferentes temas que tenham relação com os problemas enfrentados pelos jornalistas que exercem a função de assessor de imprensa. O primeiro tema é jornada de trabalho. Em seguida, serão trabalhados outros assuntos como vínculo empregatício, assédio moral e acúmulo de funções, entre outros.

O material informativo da campanha traz informações importantes sobre a jornada especial de trabalho dos jornalistas, que é de cinco horas podendo ser estendida por mais duas como prorrogação de jornada. O material também apresenta dicas aos profissionais sobre como comprovar a relação empregado-patrão (Confira o material informativo aqui).

Participação

Para que a campanha cumpra seus objetivos, é fundamental a participação dos jornalistas que atuam nas assessorias dos órgãos públicos e privados. Veja algumas formas decontribuir com a iniciativa.

1) Divulgue os materiais da campanha nas suas redes sociais (Baixe o folder aqui (Lincar)
2)  Solicite uma visita do Sindicato no seu local de trabalho pelo telefone 3343 2251 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;
3) Denuncieregularidades pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pela página http://www.sjpdf.org.br/ouvidoria.
4) Peça uma blitz do Sindicato para fiscalizar alguma irregularidade no local de trabalho pelo telefone 3343 2251 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Veja o Panfleto da campanha aqui

Confira mais sobre a campanha aqui

 

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