Integrantes da diretoria eleita do Sindicato dos Jornalistas visitam as redações do DF para apresentar a nova gestão. Eles também estão agradecendo a categoria pela participação no processo e pelos votos recebidos.
Nas passadas, os diretores entregam o balanço com as ações realizadas ao longo dos três anos da gestão "Renovação" (2010-2013). "Por sermos uma entidade representativa, temos que prestar contas daquilo que foi feito. Por isso essa publicação é importante. Pois nela os jornalistas e os associados podem conferir as iniciativas da gestão nos mais diversos campos", destaca a nova coordenadora-geral Leonor Costa.
Estreitar os laços com a categoria
Os diretores também reafirmam a linha da nova gestão, "Nosso sindicato, nossa luta: para avançar nas conquistas", de estreitar os laços com a categoria para avançar nas conquistas. "A diretoria do Sindicato tem o seu papel, mas apenas com uma atuação conjunta da categoria conseguiremos pressionar as empresas e demais empregadores a aceitarem melhores condições", afirma Wanderlei Pozzembom, coordenador-geral do SJPDF.
Renovação dentro da renovação
Os novos integrantes da diretoria também estão percorrendo as redações. Mais da metade dos 24 integrantes da diretoria não estavam na gestão anterior. "Temos uma renovação interessante, abrigando setores da categoria que precisam estar na direção da entidade", destaca Marcos Urupá, da coordenação jurídica. "Temos um conjunto novo de colegas que chegam com disposição para fortalecer mais a atuação da nossa entidade de classe", completa Pedro Rafael Ferreira, da coordenação de Formação.
Contribuição para o planejamento do SJPDF
Nas visitas, os diretores também aproveitam a ocasião para convidar a categoria a dizer o que acredita que a entidade deve fazer nos próximos três anos. Esses comentários serão considerados na preparação do planejamento da gestão atual.
"Precisa ser uma via de mão dupla. Para que o Sindicato de fato atenda às demandas dos jornalistas, estes precisam apontar que ações a entidade deve realizar e que dificuldades veem nos seus locais de trabalho", afirma Jonas Valente, coordenador-geral do SJPDF.
Ouvidoria
Os diretores divulgam nas redações a implantação em breve de uma ouvidoria para receber informações, críticas, sugestões e denúncias. Será criada uma área no site e um endereço de e-mail para que qualquer jornalista possa entrar em contato com o Sindicato. A segurança da fonte das informações ou denúncias é garantida.