Notícias
Publicado em Segunda, 21 Outubro 2013 16:45
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Coletivo de Assessores do SJPDF, grupo criado pela entidade com o objetivo de defender os direitos dos jornalistas que trabalham em assessorias de órgãos públicos e privados, decidiu, em reunião realizada na última segunda-feira, 14/7, retomar a aplicação dos questionários do Censo dos Jornalistas do Governo Federal e as ações da campanha “Blitz nas Assessorias”. Integrantes do grupo também discutiram sobre a realização do Encontro de Jornalistas Sindicais, prevista para maio de 2014.

A campanha “Blitz nas Assessorias” é desenvolvida pelo SJPDF desde março de 2012. A iniciativa tem o objetivo de fiscalizar irregularidades trabalhistas nas assessorias públicas e privadas do Distrito Federal. Problemas como jornada excessiva, desvio de função, pejotização, bem como a falta de concursos públicos para o cargo de jornalista são alguns dos temas de debate e investigação da campanha.

A retomada do Censo dos Jornalistas do Governo Federal será uma das principais ações da “Blitz nas Assessorias”. Já aplicado em ministérios como da Educação, da Saúde, dos Transportes, da Comunicação, dos Esportes, a pesquisa agora será feita em outros órgãos. Além disso, o questionário será disponibilizado na internet.

O questionário do Censo aborda questões como: jornada de trabalho, vínculo empregatício, média salarial, gratificações, acúmulo de funções, entre outros. Pelo instrumento, também será possível saber a faixa etária, o sexo e a cor dos profissionais. A intenção do Sindicato é percorrer todos os órgãos do governo federal e depois apresentar os dados para a categoria.

Segundo Leonor Costa, coordenadora do SJPDF, a gestão que assumiu agora tem o desafio de intensificar ainda mais a atuação com os colegas que trabalham em assessorias de imprensa. “Começamos uma série de ações que visam impedir as irregularidades nos contratos de trabalho, na jornada e nas funções desempenhadas, além de resgatar a identidade do assessor como jornalista e trabalhador e que, portanto, merece ser respeitado. Queremos mostrar para a categoria que o Sindicato dos Jornalistas do DF representa os profissionais das redações de rádio, jornal e TV, bem como os das assessorias de imprensa. E o Coletivo tem o desafio de ajudar o SJPDF nessa luta. Contamos com o apoio de todos os colegas", ressaltou.

Outras ações

Na reunião, os participantes definiram que irão pedir junto à Superintendência Regional do Trabalho uma fiscalização nas agências de comunicação. O grupo também solicitará informações à Controladoria-Geral da União e ao Tribunal de Contas da União sobre o número de jornalistas que atuam em cada assessoria dos órgãos públicos.

Monalisa Feitosa Resende, jornalista dp Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), foi uma das profissionais que participou da reunião. Para ela, a oportunidade de debater os problemas da assessoria é ímpar. “Acho que o Coletivo de Assessores ajuda a pautar as ações e assim a diretoria do SJPDF poderá priorizar sua atuação”, afirmou.

Outro item que ficou decidido entre os integrantes do Coletivo de Assessores foi a retomada das negociações com o Sindicato Nacional das Agências de Comunicação para tratar da Convenção Coletiva dos Assessores. As atividades para a realização do Encontro dos Jornalistas Sindicais, com data prevista para maio de 2014, esteve entre os assuntos abordados na reunião.

O Jornalista Eduardo Ramos, assessor da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), foi mais um profissional que participou da reunião. Eduardo afirmou que é relevante todos os anos ter um encontro para diferentes segmentos da assessoria de imprensa. “É importante atingirmos toda a categoria e tentarmos sensibilizar os profissionais de assessoria de imprensa que trabalham em diferentes ramos. Esses jornalistas precisam ter a consciência de que a luta de direitos também é uma luta deles”, ressaltou.

Receber notícias

Acesse o Site