O Sindicato dos Jornalistas do DF não poderia deixar esta quarta-feira, 8/1, passar em branco. Hoje é comemorado em todo o país o Dia Nacional da Fotografia ou Dia Nacional do Fotógrafo. O SJPDF parabeniza todos os repórteres fotográficos que dedicam seu tempo para trazer um olhar diferenciado sobre diversas temáticas.
Por reconhecer a importância dos repórteres fotográficos no mercado de trabalho, a gestão do sindicato tem dedicado esforços específicos para aproximar, cada vez mais, esses profissionais da entidade, bem como para garantir os seus direitos junto aos empregadores.
Em 2012, por exemplo, o projeto Cozinha Fotográfica foi retomado com o objetivo maior de reiniciar uma agenda fixa de eventos sobre fotografia. No ano passado, foram realizadas seis edições do projeto que contaram com um número impressionante de participantes, entre eles, amantes da fotografia, profissionais da área e estudantes.
A luta pela aprovação do Projeto de Lei 6781/2010, que prevê aposentadoria especial para os jornalistas de imagem, também é uma das bandeiras levantadas pelo sindicato. Mas depois do projeto de lei tramitar durante três anos no Congresso, a entidade resolveu lançar, paralelamente, um projeto de lei de iniciativa popular sobre o tema. A intenção é recolher 1,4 milhão de assinaturas em todo o Brasil.
No final de 2013, a entidade também apoiou a fundação da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC-DF). Foram realizadas três assembleias para debater a criação da entidade, bem como para elaborar o estatuto da associação.
Segundo Wanderlei Pozzembom, coordenador geral do SJPDF, a entidade continuará investindo em ações específica para os repórteres fotográficos. “Para além da realização das edições da Cozinha Fotográfica e da luta pela aposentadoria especial, nós queremos investir mais em cursos de capacitação. Acredito também que é de grande importância os profissionais da área estarem presentes no Encontro Distrital dos Jornalistas, pois essa será uma oportunidade para discutir os problemas dos fotógrafos e pontuar as questões que serão levadas para o Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorrerá este ano”, ressaltou.