O Sindicato dos Jornalistas do DF participou da consulta pública para indicação de cinco novos membros do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. A consulta foi aberta para indicação de entidades da sociedade civil de todo país e encerrada na última segunda-feira, 10/3.
A diretoria do Sindicato indicou os jornalistas Paulo Victor Melo e Angélica Basthi, os cineastas Joel Zito e André Leão e o estudante Enderson Araújo. O Conselho Curador irá agora eleger cinco listas tríplices para a nomeação dos novos conselheiros pela Presidência da República.
O Conselho Curado é o órgão responsável pela participação social na Empresa Brasil de Comunicação, sendo previsto na lei que criou a empresa pública. Ele é responsável pela a aprovação do plano de trabalho e da linha editorial da EBC, além de zelar pelo cumprimento dos objetivos da comunicação pública. O Conselho é composto por 22 pessoas, sendo 15 integrantes da sociedade civil.
Saiba mais sobre o Conselho Curador
Confira o perfil dos indicados pelo Sindicato dos Jornalistas
Angélica Basthi é jornalista, escritora e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, autora do livro “Pelé, estrela negra em campos verdes”, da editora Garamond, e do “Guia para Jornalistas sobre Gênero, Raça e Etnia”, da Fenaj e ONU Mulheres.
Paulo Victor Melo é jornalista graduado pela Universidade do Estado da Bahia. Mestrando em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal de Sergipe, com dissertação sobre o campo público de comunicação no Brasil, tendo previsão de conclusão para abril de 2014. Pesquisador associado da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC).
Joel Zito Araújo é cineasta e pesquisador mineiro. Doutor em Ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP e com pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema e no departamento de antropologia da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Dirigiu documentários de curta e média-metragem tematizando o negro na sociedade brasileira.
André Leão é cineasta, formado em Rádio e TV pelo UniCESP e pós-graduado em Produção Cinematográfica na “Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, Cuba – EICTV”. É o atual presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas e representante da sociedade civil no Colegiado Setorial do Audiovisual da Secretaria de Cultura do DF, além de ser membro do Comitê Consultivo da SAv/MinC.
Enderson Araújo, jovem natural de Salvador, morador de periferia, fundador do Mídia Periférica. Enderson também faz parte do Conselho Jovem do programa Câmara Ligada da TV Câmara.
Foto: site do Conselho Curador