Informe sobre a liberação sindical do dirigente Jonas Valente
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal informa que a partir do dia 3 de abril um dos coordenadores-gerais da entidade, o editor de texto da TV Brasil Jonas Valente, passará a ter liberação sindical para cumprimento de mandato conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2015 da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A liberação foi uma decisão da diretoria do Sindicato para ampliar a capacidade de intervenção da coordenação-geral da entidade. Com um quadro reduzido de pessoal - três empregados do administrativo, uma assessora de imprensa e mais uma funcionária de serviços gerais - o Sindicato dos Jornalistas realiza a maioria de suas ações a partir da disponibilidade voluntária de seus diretores. E as demandas têm extrapolado essa disponibilidade. Um segundo diretor com liberação sindical permite ampliar o atendimento à categoria, possibilitando uma maior presença do Sindicato nas redações e uma atuação cotidiana mais efetiva.
Apenas na EBC, há diversas demandas como a revisão do Plano de Carreiras, o acompanhamento do cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho, a discussão sobre a política de jornada e horas-extras, o debate sobre a cobertura para mais de um veículo, as questões de linha editorial e respeito ao manual de jornalismo e o atendimento de outras reivindicações. Se estendido para o restante dos locais de trabalho da categoria no DF - incluindo redações, assessorias e instituições de ensino, entre outros - a demanda aumenta consideravelmente.
Atualmente, o coordenador-geral do SJPDF e jornalista do Correio Braziliense Wanderley Pozzembom é o único diretor do Sindicato liberado, seguindo cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho com os Sindicato das Empresas de Televisões, Rádios, Revistas e Jornais do DF (Sinterj/DF). As liberações sindicais são uma conquista dos trabalhadores, já que permitem aos diretores uma disponibilidade integral de tempo para atuar na defesa dos direitos da categoria.
Apesar de previsto desde de o ACT de 2008, está é a primeira vez que o Sindicato dos Jornalistas decide liberar um diretor que atua dentro da EBC. Jonas Valente seguirá atuando nas pautas da empresa e estará à disposição dos jornalistas para atender às demandas que surgirem.
Brasília, 1o de abril de 2014,
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF