O Sindicato dos Jornalistas do DF encaminhou, na última semana, aos ministérios e órgãos do Governo Federal, totalizando 34 instituições, informações sobre o quadro de jornalistas lotados nos órgãos. O pedido foi baseado no artigo art. 11 da Lei de Acesso à Informação.
Os dados foram solicitados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), com cadastro do SJPDF feito em nove da ouvidoria da entidade. O sistema não aceitou o registro de quatro órgãos: Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria de Portos da Presidência da República.
Informações como quantidade de jornalistas, número de jornalistas concursados, quantidade de jornalistas que ocupam cargos de direção, tipos de contratos com os profissionais e jornada de trabalho exercida são algumas das perguntas direcionadas aos órgãos.
Segundo Gésio Passos, diretor do SJPDF, as informações são importantes para embasar as medidas de defesa da categoria. “A busca pelo acesso à informação faz parte de um diagnóstico complementar ao Censo dos Jornalistas do Governo Federal. Os dados ajudarão a detectar os problemas dos jornalistas que trabalham em assessorias de imprensa”, afirma Gésio.