Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores. Todos os anos, por exemplo, é o Sindicato dos Jornalistas do DF é o responsável por negociar as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com os empresários do setor de comunicação. Outro papel importante do sindicato é o de fiscalizador do setor. A entidade é uma eterna vigilante dos direitos dos trabalhadores. Uma assessoria jurídica também é oferecida a todos os profissionais da área para auxiliar em problemas trabalhistas.
Por isso, pode-se considerar que um sindicato é o próprio retrato da categoria. O SJPDF chama a atenção dos jornalistas para a importância de uma participação efetiva. Ela poderá fazer toda a diferença e garantir novos direitos, bem como manter os já existentes. “A única forma de reverter o cenário em que vive os trabalhadores, em específico, os jornalistas, é a união da categoria. Os jornalistas precisam se ver como uma classe trabalhadora, ainda mais no cenário em que estamos atravessando. O governo tem investido em acabar com vários direitos garantidos na CLT e na terceirização, o que irá precarizar ainda mais o setor de jornalismo”, alerta Wanderlei Pozzembom, coordenador-geral do SJPDF.
Campanha de Sindicalização 2017
Para incentivar os jornalistas a terem uma maior participação, o Sindicato lança, todos os anos, a Campanha de Sindicalização. A iniciativa garante facilidades a jornalistas para se associar ou regularizar sua situação junto à entidade. A novidade deste ano é que a regularização para os profissionais que estão mais de 4 meses em atraso poderá ser feita com o pagamento de R$ 200 e também dividida em até dez vezes. Confira as facilidades abaixo:
Para novos sindicalizados:
- Desconto de 10% na anualidade à vista ou em pagamento programado no cartão
- Desconto de 5% na semestralidade à vista ou em pagamento programado no cartão
Para associados inadimplentes:
- Regularização com o pagamento de R$ 200 e quita as dívidas
- A regularização poderá ser dividida em até 10 vezes no cartão.
Motivos para se sindicalizar
Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los.
Os jornalistas filiados contam com benefícios como descontos em convênios, preços menores para fazer carteira da Fenaj e assessoria jurídica diferenciada.
Veja todos os benefícios abaixo:
Saiba como se sindicalizar
Documentação Necessária para Sindicalização:
Fique atento:a mensalidade dos sindicalizados é de 2% do salário, mas limitados a 50 reais.