banner sindi 55

Notícias
Publicado em Terça, 24 Abril 2018 15:32
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF vem a público repudiar os atos de assédio moral e as ameaças constrangedoras contra os trabalhadores cometidas pelo diretor financeiro da TV Brasília. Faz parte da rotina dos jornalistas e radialistas da emissora lidar com os desmandos do chefe do departamento financeiro.

No dia 19/04, um novo caso de assédio ocorreu na redação. O diretor exigiu que fosse feita a cobertura de uma homenagem ao sócio da emissora, Paulo Octávio, que iria ocorrer na Câmara Legislativa do DF, atividade que não havia sido programada, não havendo equipes disponíveis, causando uma série de constrangimento à equipe.

Chegaram ao Sindicato diversas histórias de assédio deste diretor vividas por funcionários e ex-funcionários da TV Brasília. Ele é conhecido por suas brincadeiras de mau gosto, como de puxar o cabelo de jornalistas e fazer brincadeiras maliciosas. Suas explosões com gritos, socos na mesa e até arremesso de equipamento são corriqueiras e deixam a equipe inteira em pânico. Até atos de empurrões na porta da empresa são comuns quando este diretor é contrariado.

As denúncias apontam que há vários anos os trabalhadores enfrentam esses abusos. Muitos não aguentam o clima de assédio constante e acabaram pedindo demissão da empresa.

O Sindicato exige imediata retratação da direção da TV Brasília, dos seus sócios – o Diários Associados e grupo Paulo Octávio -, além de sua parceira Rede TV!. O SJPDF informa ainda que está avaliando as medidas judiciais cabíveis para proteger os trabalhadores contra qualquer tipo de assédio e a violação dos seus direitos. O jurídico do Sindicato inclusive está à disposição para atender os jornalistas assediados.

O Sindicato tem sido vigilante a qualquer tentativa de censura, constrangimento, pressão indevida, assédio ou ataques infundados contra quaisquer jornalistas. Lembrado que pesquisa realizada pelo SJPDF em 2016 mostra que existe uma prática generalizada de assédio moral em jornais, rádio, TV, agências de notícias e assessorias de imprensa que precisa ser combatida. Qualquer denúncia pode ser enviada para a ouvidoria do SJPDF no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Diretoria do SJPDF

Defensor do bom jornalismo, Dines deixou a sua marca na imprensa brasileira e na construção de uma comunicação mais… https://t.co/8Qu7bWq4bE
O jornal espanhol El País anunciou a criação do posto de editora de gênero, que será ocupado por Pilar Álvarez. A á… https://t.co/dQuZdxD6p5

Receber notícias

Acesse o Site