bannertopsindicalizacao

PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) devem enviar propostas para o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/19 até esta quinta-feira (16) pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Devido a negativa da direção da empresa em ceder os espaços com videoconferência, a assembleia dos trabalhadores aprovou um novo modelo para aprovação da pauta de discussão, com o envio de propostas de forma prévia para votação das assembleias em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão que ocorrerão de forma simultânea, mas sem debates conjuntos entre as praças.

Confira aqui o texto base apresentado pelas entidades para o ACT 2018/2019

As propostas devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., contendo o texto na forma de cláusula (veja o ACT para entender a forma da redação) e justificativa com no máximo 1.000 caracteres (contando espaços). As emendas devem ser identificadas como uma das três alternativas: 1) Adição - novas propostas; 2) Alteração - ajustes às propostas feitas pelas entidades; 3) Supressão - supressões de redações apresentadas pelas entidades. A emenda deve ser escrita da forma como deve entrar na pauta, no formato de cláusula (uma dica é abrir o acordo coletivo vigente para saber qual é o formato e a linguagem adequada. Ele está disponível na intranet). No caso de alteração, a emenda deve trazer o trecho a ser alterado e a nova redação.

Caso alguma das propostas apresentadas pelas entidades não receba emenda de supressão, será considerada aprovada na sessão da assembleia do dia 23. O autor deve colocar nome completo, matrícula, praça e área.

Sistematização

No dia 16 de agosto acontece a primeira publicação das emendas apresentadas até então. As propostas recebidas ficarão disponíveis nos sites das entidades para os trabalhadores de todas as praças, para que os colegas possam conversar sobre possibilidade de alterações nas emendas, buscar apoio para suas ideias ou mesmo entrar em consenso com outros propositores para formular uma emenda nova que contemple todo mundo. Também enviaremos as emendas por lista de transmissão no Whatsapp. Os interessados em fazer parte da lista podem entrar em contato pelo (61) 98130-0407.

Entre os dias 16 e 19 de agosto ocorrerá a possibilidade de ajustes e alterações. Nesses dias, os autores das emendas (inclusas as entidades de representação dos trabalhadores) poderão alterá-las, fundi-las e fazer qualquer outro ajuste a partir do debate com os trabalhadores. As mudanças dependerão da anuência dos autores. A nova redação deverá ser encaminhada exclusivamente pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., junto com nova justificativa.

No dia 20 de agosto ocorre a última publicação das emendas. Todas as propostas apresentadas, inclusive aquelas que passarem por alteração, serão novamente comunicadas aos trabalhadores. São estas propostas que irão à votação. As emendas ficarão disponíveis nos sites das entidades, serão publicadas no Sou + EBC e serão enviadas via lista de transmissão no Whatsapp.

Nova sessão da assembleia

Conforme aprovado no dia 10 de agosto, a assembleia continua em aberto com duas novas sessões marcadas para o dia 23 e 24 de agosto. No dia 23, as emendas serão votadas, uma a uma, em cada praça. A mesa de cada assembleia fará a leitura da justificativa apresentada pelo autor da emenda, abrindo fala de defesa a favor e contra. Ao final, serão somados os votos das três praças para averiguar o que foi aprovado. Não será permitido apresentar ou alterar propostas.

Já no dia 24, serão votadas as emendas restantes e concluída a aprovação da pauta. Qualquer caso omissão será avaliado e encaminhado pelas entidades.

 

A direção da emissora informou que irá fechar as portas no dia 30/6. Os Sindicatos notificaram a empresa solicitand… https://t.co/Gasu9TGFcj
O Sindicato dos Jornalistas do DF repudia mais esse ataque de Bolsonaro ao exercício profissional dos jornalistas e… https://t.co/XhZ0XTFfjk

Receber notícias

Acesse o Site