PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Aos 95 anos, o repórter fotográfico Gervásio Baptista vai receber a medalha “jornalista Ranulpho Oliveira”, uma homenagem que a Associação Bahiana de Imprensa destina aos maiores nomes do jornalismo que tenham trabalhado na imprensa da Bahia.

O evento ocorre neste sábado (22), às 10h, no espaço Sênior, na SHVP Rua 6 Chácara 277 casa 27, em Vicente Pires. No local também ocorrerá uma exposição de fotos de Gervásio organizada pelos jornalistas Valber Carvalho e Luiz Hermano Abbehusen. A atividade conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC).

Verdadeira lenda do fotojornalismo, Gervásio Baptista começou sua singular trajetória profissional aos 12 anos no extinto O Estado da Bahia.

Sua ascensão profissional foi rápida e, aos 27 anos, quando já se destacava no Diário de Notícias de Salvador, Assis Chateaubriand enxergou o talento daquele jovem fotógrafo que aliava criatividade e arrojo para buscar ângulos diferenciados para os profissionais da época. Levou-o para o Rio de Janeiro, para integrar o staff da revista O Cruzeiro, mas em pouco tempo seu passe foi adquirido pelo concorrente Adolpho Bloch para formar o time estrelado da revista Manchete no início dos anos 1950. Até 2015, Gervásio Baptista fotografava no Supremo Tribunal Federal e na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Gervásio se tornou uma referência para seus colegas e para o fotojornalismo. Para contar um pouco dessa bela história de vida a Associação Bahiana de Imprensa produziu 50 reproduções de fotos e reportagens do colega tão reverenciado quanto querido e vai prestar sua homenagem a um ícone de nossa profissão.

Divulgação - ABI

Agora ao vivo o Seminário "Jornalistas, liberdade de expressão e o futuro do país" https://t.co/PqSX5lYvtr
21hreplyretweetfavorite
O SJPDF pede serenidade à população e proteção aos jornalistas pelas forças de segurança. Foto: Marcelo Camargo/ABr https://t.co/NeKlIaHIUy

Receber notícias

Acesse o Site