Notícias
Publicado em Sexta, 08 Junho 2018 16:21
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

 

Dirigentes e jornalistas de entidades sindicais de todo o Brasil se reuniram em Salvador na última semana, de 31 de maio a 2 de junho, para discutir o fortalecimento da comunicação sindical para enfrentar os ataques aos direitos dos trabalhadores, o papel da imprensa sindical na luta de classes, as novas mídias e, ainda, os direitos e condições de trabalho dos jornalistas sindicais. Os temas foram debatidos no 6º Seminário Unificado de Imprensa Sindical e no 4º Encontro de Jornalistas Sindicais.

As diretoras do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), Leonor Costa e Renata Maffezoli, que atuam como jornalistas em entidades sindicais, participaram dos eventos representando o SJPDF. A delegação de Brasília também foi composta pela jornalista Dorivândia Ribeiro, que foi ao evento pelo Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU).

“Entendemos que aprofundar o debate sobre o jornalismo sindical é tarefa urgente das entidades sindicais e da universidade. Da mesma forma que damos atenção à comunicação que é feita nas redações e nas assessorias de imprensa, também temos que elaborar e formular sobre o que é produzido pela comunicação voltada à classe trabalhadora. E, espaços como o Seminário Unificado de Imprensa Sindical e o Encontro de Jornalistas Sindicais nos permitem refletir sobre o tema, assim como debater as condições de trabalho desses profissionais”, explicou Leonor Costa.

 

A diretora do SJPDF avaliou ainda a importância do Sindicato participar do debate sobre as condições de trabalho dos jornalistas em entidades sindicais. “A nossa participação na etapa em Salvador só nos confirmou o quanto é desafiador jogar peso nessa discussão, ainda mais em um cenário de fortes ataques dos governos e dos patrões contra o conjunto da nossa classe”, acrescenteou.

Para Dorivândia Ribeiro, jornalista do SindMPU, as palestras foram esclarecedoras no sentido de orientar os profissionais sobre como proceder em situações específicas no âmbito da comunicação sindical. “É o segundo seminário que participo e, tanto na Bahia como em Brasília, onde participei pela primeira vez, valeu a troca de experiência, as amizades constituídas e, o mais importante, saber que temos conflitos em comum no desenvolvimento das atividades sindicais, mas que são passíveis de solução. Espero que os debates e propostas apresentadas sejam cominhos para o início de uma luta com resultados vitoriosos para as nossas demandas”, comentou.

Renata Maffezoli destacou também a importância do SJPDF estar envolvido nos debates referentes à comunicação sindical. “Temos uma particularidade em relação às demais entidades que participaram do Seminário, pois somos uma entidade sindical, que representa os jornalista que trabalham na Imprensa Sindical. Por isso, é  fundamental aprofundar o debate sobre como nos comunicamos com a nossa categoria e também em quais condições os jornalistas estão exercendo suas funções nos sindicatos”, explicou.

 

O SJPDF apresentou, durante o 4º Encontro de Jornalistas Sindicais, a nota de repúdio contra a demissão da jornalista e diretora da entidade, Luciana Castro, que trabalhava na Fasubra e foi demitida após processo de assedio. (http://www.sjpdf.org.br/noticias-teste/38-extra/3656-sindicato-repudia-assedio-e-pratica-antissindical-da-fasubra-contra-jornalista-demitida-de-forma-arbitraria) “Foi importante levarmos a denúncia do caso da Luciana, pois revela as contradições da realidade de trabalho em entidades sindicais, que muitas vezes não respeitam os direitos de seus trabalhadores. Serviu também para ampliar o debate em torno do assedio nos locais de trabalho, que, infelizmente, também esteve presente nos relatos de muitos colegas”, acrescentou Maffezoli.

No evento foram distribuídos também os materiais da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” (http://www.sjpdf.org.br/acoes/assessoria-de-imprensa) e a cartilha sobre Assédio Moral (http://www.sjpdf.org.br/images/Cartilha_Assedio_Moral.pdf) , produzidas pelo SJPDF.

 

6º Seminário Unificado de Imprensa Sindical
Com tema central “Fortalecer a comunicação sindical para enfrentar os ataques do Capital”, o 6º Seminário Unificado de Imprensa Sindical foi composto por seis mesas de debates que abordaram temas como o papel das centrais sindicais; o diálogo com a base através dos novos e dos clássicos meios de comunicação; como trabalhar a comunicação de gênero, raça e movimentos populares no movimento sindical; a luta pela democratização da mídia e pela neutralidade de rede; e o enfrentamento à mídia hegemônica e ao genocídio das minorias.

 

A mesa de abertura teve a participação das jornalistas Claudia Giannotti, coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Kardé Mourão, ex-presidenta do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, e Rita Casaro, Integrante do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. As debatedoras abordaram o papel da comunicação na construção de uma leitura da realidade a partir da ótica dos trabalhadores. Apontaram também a necessidade das estruturas sindicais falarem para além de suas categorias e fazerem a disputa de consciência, pautando temas de interesse geral para além da pauta coorporativa e através de linguagem que dialogue com as massas.

 

Confira a cobertura completa do Seminário e do Encontro: https://www.facebook.com/forumdecomunicacaodaclassetrabalhadora/

Fotos: Cristian Lopes

Receber notícias

Acesse o Site