Notícias
Publicado em Quarta, 25 Setembro 2019 17:38
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

10 anos da Cojira-DF

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (Cojira-DF) celebrou seus 10 anos de fundação em um evento no Sindicato em 2017. As jornalistas Luciana Barreto, Juliana Gonçalves, Julliana Lopes, Kelly Quirino e o jornalista Luiz Fara Monteiro debateram desafios dos jornalistas negras e negros para a próxima década. A Cojira atua no combate ao racismo e, especialmente, na luta contra a discriminação e desigualdades ocorridas dentro do jornalismo.

PG22 Nota Cojira

Coletivo de Jornalistas Aposentados

Outra iniciativa do Sindicato foi a criação do Coletivo de Jornalistas Aposentados. O grupo foi formado após a realização de dois eventos em 2018. Os encontros foram convocados pela diretoria do SJPDF para ouvir os colegas aposentados, mapear demandas e identificar que ações podem ser desenvolvidas com foco nesse segmento. Outro objetivo é aproximar esses jornalistas das ações da entidade e de seu espaço. Também foi montado um grupo no WhatsApp para manter a comunicação entre os integrantes.

Novos cursos movimentam o Sindicato

A gestão 2016-19 deu sequência às parcerias para cursos para formação da categoria. Diversas edições do curso de telejornalismo da jornalista Aliene Coutinho foram realizadas neste período. A partir de 2018, a Ametista Comunicação, das jornalistas Basilia Rodrigues e Tatielly Diniz, tornou-se parceira do Sindicato e organizou cinco cursos voltados à categoria. Outras atividades foram realizados em parcerias com jornalistas, como o curso Texto na Web, com Adriana Caitano e Bárbara Lins, e Gestão de Redes Sociais, do jornalista Sérgio Lerrer.

Festas agitam a laje do SIG

Entre 2016 e 2019, a festa La Pauta se consolidou como opção concorrida na noite de Brasília. Uma parceria da produtora Studio Remix com o SJPDF, o evento é realizado quatro vezes por ano na cobertura da sede da entidade, no SIG. A combinação de boa música, animação e a defesa da democracia e direitos humanos vêm fazendo a festa ganhar visibilidade e reunir jornalistas a cada edição. Além da La Pauta, a gestão também organizou festas juninas para a categoria nos anos de 2017 e 2018.

Congressos distrital e nacional

Em 2016, a diretoria do SJPDF promoveu mais um Congresso Distrital discutindo as transformações no jornalismo. Uma das mesas reuniu diretores e profissionais de redações tradicionais para avaliar o impacto da crise nos modelos de negócio. O evento também serviu para aprovar propostas e eleger delegados ao Congresso Nacional dos Jornalistas daquele ano, realizado em Goiânia. Em 2019, o Congresso Nacional ocorreu em Fortaleza e teve novamente uma participação ativa dos delegados de Brasília.

 

A solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do DF (@sjpdf) e do Clube da Imprensa ocorreu… https://t.co/UxsRHkS4yV
O @SJPDF repudia os ataques de Sérgio Moro à liberdade de expressão e de imprensa. Polícia Federal pediu ao Coaf um… https://t.co/vlACfN326n

Receber notícias

Acesse o Site