Notícias
Publicado em Terça, 25 Abril 2023 10:09
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tornou público aos empregados/as, nesta segunda-feira (24), detalhes do redesenho do novo organograma institucional. Sem qualquer discussão prévia com o corpo de funcionários, o redesenho promove profundas alterações na estrutura de jornalismo público da empresa, reduzindo à metade o número de coordenações e achatando ainda mais a capacidade operacional da área jornalística da empresa, coração da comunicação pública. O redesenho vinha sendo discutido há pelo menos dois meses e, mesmo com diversos apelos das entidades de trabalhadores, e do próprio "chão de fábrica", não houve participação dos/as empregados/as em nenhuma etapa desse processo, que agora está prestes a ser aprovado pelo Conselho de Administração (Consad). 

Tudo isso é, no mínimo, algo lamentável, sobretudo vindo de uma gestão e de um governo que prometeram diálogo democrático e resgate dos princípios basilares da comunicação pública. Além disso, é uma temeridade reduzir a estrutura de jornalismo da EBC em um momento crucial do país em que o combate às notícias falsas e à desinformação se tornou prioridade na agenda de defesa da democracia. Nesse sentido, convocamos as empregadas e empregados para um ato contra o desmonte do jornalismo da EBC, nesta terça-feira (25), a partir das 14h.

Exigimos que o redesenho NÃO seja aprovado sem o devido diálogo para a construção de uma proposta que valorize o jornalismo público.  

 

Ato contra o desmonte do jornalismo na EBC

Terça-feira, 25 de abril

Hora: 14h

Locais: sede da EBC em Brasília (Escadaria Sul), São Paulo (Memorial das Palavras Proibidas) e Rio de Janeiro (em frente ao prédio da Rua da Relação)

 

Sindicatos dos/as Jornalistas do DF, SP e RIO e Federação Nacional dos/as Jornalistas (Fenaj)

Comissão de Empregados/as da EBC

Receber notícias

Acesse o Site