Notícias
Publicado em Quinta, 13 Outubro 2016 21:31
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Assembleia dos trabalhadores do Jornal de Brasília irá discutir medidas contra atrasos de salários nesta terça (18), às 19h, na frente da sede do JBr. Atividade também faz parte das mobilizações da categoria pela campanha salarial 2016.

Confira a nota publicada pelo SJPDF sobre a situação no Jornal de Brasília.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) recebeu a informação de que o Jornal de Brasília ainda não efetuou o pagamento dos salários dos jornalistas referente ao mês de setembro. Assim, o SJPDF vem manifestar o repúdio ao Jornal de Brasília pelo descaso e falta de respeito com os direitos dos trabalhadores. O sindicato faz questão de ressaltar que não é a primeira vez que o jornal atrasa o pagamento dos salários. Já foram feitas cobranças à direção do jornal para que sejam quitados os salários dos trabalhadores, bem como a regularização do FGTS.

A direção do SJPDF lembra que recentemente a empresa promoveu demissão em massa na redação e espera que, mais uma vez, não seja utilizada a prática recorrente das empresas de realizar cortes durante as negociações salariais, essa postura deve mudar. É inaceitável que práticas como essa sirvam como instrumento de intimidação e ameaça à categoria. O sindicato faz um alerta aos jornalistas sobre possíveis retiradas de direitos e empregos durante o processo de negociação e lembra ainda a importância da participação dos trabalhadores nas assembleias da categoria.

Repudiamos a redução dos postos de trabalho, com equipes cada vez mais enxutas dentro das redações. Quem sofre com esse cenário somos nós, jornalistas que enfrentamos, cada vez mais, sobrecarga de trabalho, jornadas extenuantes e acúmulo de funções. Precisamos dizer que não aceitaremos pagar a conta da crise das empresas de comunicação, principalmente nos veículos impressos, consequência das equivocadas opções políticas e econômicas adotadas pelos patrões.

Reforçamos o repúdio a mais esse caso de desrespeito e retirada de direitos dos trabalhadores. O sindicato informa, ainda, que fará as cobranças legais à empresa e disponibilizará a assessoria jurídica para os colegas do Jornal de Brasília que queiram fazer alguma reclamação contra o jornal.

 

Receber notícias

Acesse o Site