Notícias
Publicado em Quarta, 14 Junho 2017 17:11
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Nota do SJPDF em repúdio a agressão verbal contra a jornalista Míriam Leitão

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) repudia os atos de agressão verbal direcionados à jornalista Míriam Leitão, durante um voo da empresa Avianca, de Brasília para o Rio de Janeiro. O cenário brasileiro de polarização política tem revelado atitudes antidemocráticas e intolerantes diante de opiniões divergentes. Porém, não justifica atos de constrangimento e agressão.

Temos visto que, em diversos casos de agressão a profissionais da imprensa - muitos alimentados pela narrativa do discurso do ódio fomentada pela própria mídia-, tem se confundido o papel do trabalhador com a postura editorial da empresa, como é o caso da TV Globo, com a qual não compactuamos.

Acreditamos na pluralidade e liberdade de ideias e expressão, sem prejuízo do indivíduo, diante do livre arbítrio, a partir de escolhas. O respeito ao próximo garante a civilidade humana, característica intrínseca que deve pairar em uma sociedade democrática.

Devemos nos solidarizar diante de fatos que coagem ou inibem o direito de escolha de cada pessoa, o direito de ir e vir, principalmente dos profissionais da comunicação, aos quais representamos.

Lamentamos o fato, e sempre vamos nos pautar pelo respeito à liberdade e dignidade humana.

Direção do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal

Coletivo de Mulheres do SJPDF

Receber notícias

Acesse o Site