Uma pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) estudou o papel da mídia na satisfação corporal dos jovens e constatou que os meios de comunicação influenciam no contentamento com o corpo.
Segundo o G1, a análise foi realizada com 159 pessoas e desenvolvida ao longo de três anos e meio. A nutricionista Maria Fernanda Laus, autora da pesquisa, diz que o padrão de beleza veiculado pela mídia pode causar insatisfação com o próprio corpo.
"Pudemos concluir que a insatisfação acontece quando a pessoa acredita que aquele corpo exposto pela mídia é o padrão de beleza”, afirmou. “A insatisfação se dá por meio de comparação. O ser humano, em geral, quando vê uma foto de um indivíduo que ele acha que é superior, tende a se comparar a ele."
A escolha de alimentos considerados saudáveis também estaria relacionada ao receio de engordar e não somente pela vontade de manter uma alimentação benéfica para a saúde.
De acordo com o doutor em Psicobiologia e orientador da pesquisa, Sebastião de Sousa Almeida, o estudo aponta que a insatisfação pode surgir mesmo a partir de um período curto de exposição a “padrões de beleza”.
"Os resultados mostraram uma tendência percebida mundialmente, em que as mulheres são as mais insatisfeitas em relação à silhueta. Isso se deve ao padrão de beleza imposto pela mídia e à cobrança da própria sociedade de que as mulheres deveriam seguir aquilo como ideal", explica.
Os profissionais ganharam nas categorias jornalismo impresso, telejornalismo e webjornalismo. A entrega do prêmio será no dia 6 de junho, em Brasília.
A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (COJIRA – DF) realizará debate público para discutir ações que promovam a igualdade racial no mercado de trabalho.
Encerrado o julgamento da fase estadual, o Sebrae e a revista IMPRENSA divulgam, nesta quarta-feira (8/5), a lista dos vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
O processo de julgamento estadual foi realizado por profissionais de 25 estados do país. Cada grupo de jurados foi constituído por dois representantes do Sebrae, um da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), um da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e um da revista IMPRENSA. Após avaliação dos trabalhos e atribuição de notas, foram definidos os vencedores estaduais nas categorias Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Telejornalismo e Radiojornalismo.
Os vencedores estaduais continuam na disputa pelo prêmio nacional em suas respectivas categorias. Os ganhadores serão anunciados durante cerimônia no dia 6 de junho, em Brasília (DF).
Nesta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, houve 1.279 inscrições de trabalhos de todas as regiões brasileiras. Com suas matérias, profissionais e veículos deram destaque a temas do interesse de milhares de micro e pequenas empresas.
No total, serão entregues R$ 96,5 mil aos vencedores em nove categorias diferentes. O Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo dará R$ 25 mil ao ganhador. Serão premiados ainda trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Telejornalismo e Radiojornalismo, que darão R$ 12,5 mil a cada vencedor, além da entrega do Prêmio Especial do Júri (R$ 12,5 mil) e das Menções Honrosas de Fotojornalismo, Repórter Cinematográfico e Mídias Sociais (R$ 3 mil cada).
Clique e confira os vencedores da etapa estadual:
Centro Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é instituído pelo Sebrae e conta com a participação promocional da Revista IMPRENSA e o apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Publicado pelo Portal Imprensa